Início do conteúdo
Notícias Funarte São Paulo terá ‘jam session’ gratuita de Contato Improvisação

Funarte Notícias

Publicado em 17 de janeiro de 2013

Funarte São Paulo terá ‘jam session’ gratuita de Contato Improvisação

Para participar, basta comparecer. As inscrições serão feitas por ordem de chegada

Funarte São Paulo terá ‘jam session’ gratuita de Contato Improvisação Jam de contato improvisação, na Funarte SP

O bailarino e ator Ricardo Neves retorna ao Complexo Cultural Funarte São Paulo, dentro do projeto Diálogos de Dança, para coordenar mais uma jam session de Contato Improvisação nesta temporada de ocupação da Sala Renée Gumiel. A atividade é gratuita e dirigida a bailarinos, músicos e pessoas interessadas em experimentar as possibilidades que esta técnica corporal oferece.

Criado nos anos 70 pelo bailarino norte-americano Steve Paxton – com quem Ricardo Neves estudou -, o Contato Improvisação é uma vertente da dança que busca a livre expressão do movimento pela sensação tátil e pelas transferências de peso corporal que se estabelecem entre os bailarinos. O compartilhamento se estende, ainda, aos processos de criação e trabalho, que rompem com as hierarquias tradicionais. Difundida no mundo inteiro e introduzida, no Brasil, por Tica Lemos – de quem Neves também foi aluno -, a técnica vai além da arte e se mostra, também, um exercício capaz de expandir a percepção física e mental de quem a pratica.

No encontro da Funarte – que acontece quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 -, Ricardo Neves vai associar fundamentos do Contato Improvisação, que incorporam princípos do Aikido, às contribuições dos participantes, em meio a exercícios de relaxamento e de criatividade.

Sobre Ricardo Neves – Diretor artístico e organizador do Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo, Ricardo Neves é praticante de Aikido desde 2006 e estudou Contato Improvisação com: Tica Lemos, Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Andrew Harwood, Cristina Turdo, Martin Keogh, Gustavo Lecce, Daniel Lepkoff, Nita Little, Ray Chung entre outros. Atuou com Daniel Lepkoff, Andrew Harwood, Tica Lemos e Nita Little. Professor de Contato desde 2001, ministrou cursos nos Festivais Internacionais de Contato Improvisação da Argentina, Uruguai, Rio de Janeiro, Brasília, Natal, Porto Alegre e Florianópolis. Criador e intérprete, participou de diversos projetos e espetáculos, e conquistou o prêmio Novos e novíssimos coreógrafos e intérpretes” com o solo A Perseguida.

Serviço:

Projeto Diálogos de Dança
Contemplado pelo edital de ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

JAM Contato Improvisação
24 de janeiro | Quinta-feira, 19h

Com: Ricardo Neves
Público-alvo: bailarinos, músicos e pessoas interessadas
Vagas: 30. Não há necessidade de inscrição prévia
Duração: 3 horas
Gratuita