Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC

Funarte Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC

Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC

O Centro de Documentação e Pesquisa da Funarte é o setor responsável pela organização, preservação, acesso e difusão de seu rico acervo documental. Através do Cedoc, a Funarte cumpre a importantefunção de preservar e difundir a história e a memória da arte e cultura brasileiras, bem como das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal para as artes cênicas (teatro, dança, circo), artes visuais (fotografia, artes plásticas, vídeo, entre outras) e música (popular e erudita).

Como sucessora das instituições culturais extintas em 1990, a FUNARTE é herdeira do patrimônio histórico e documental por elas acumulado. Por esse motivo, o Cedoc tem sob a sua guarda os acervos bibliográficos e arquivísticos dessas entidades e de suas antecessoras (algumas delas da década de 1930), e desde então vem acrescentando novos documentos a este acervo, aumentando sua riqueza e diversidade. Essas características imprimem ao patrimônio documental da Funarte contornos únicos e conferem à instituição grande relevância para pesquisas de caráter histórico, estético e cultural nas áreas relacionadas à sua atuação.

Em 1992 foi iniciado o atendimento ao público e, desde então, o setor cumpre o importante papel de prestar o atendimento às demandas de pesquisadores especializados, estudantes, artistas, e apreciadores das artes. Dessa forma, todos aqueles que possuem interesse em teatro, dança, circo, música, artes plásticas, políticas culturais estão convidados a explorar nosso rico e particular acervo. As consultas são realizadas nas dependências da Biblioteca Edmundo Moniz, que realiza o atendimento ao público.

 

 

Conheça os segmentos que compõem o acervo do Cedoc:

Arquivo Institucional

Biblioteca Edmundo Moniz

Acervo Audiovisual e Iconográfico

Arquivo Privado

Baixe aqui o documento desejado em formato PDF

Clique aqui para baixar a Política e Aquisição.

Clique aqui para Guia de Arquivos privados.

Consulta ao acervo:

Para consultar o acervo do CEDOC o pesquisador pode comparecer à Biblioteca Edmundo Moniz e fazer sua pesquisa diretamente nos terminais do CEDOC ou realizar pesquisa remota nos catálogos online do CEDOC, selecionar o material a ser consultado e agendar o atendimento presencial. Nesse caso, o pesquisador deve preencher o Formulário para Solicitação de Consulta e aguardar resposta do CEDOC informando a data em que o acervo estará disponível para consulta presencial.

Para consultar os arquivos privados, processos pertencentes ao arquivo institucional e dirimir quaisquer dúvidas sobre esse serviço entre em contato com nosso atendimento através do e.mail: [email protected]

Formulário para Solicitação de Consulta

Reprodução de acervo:

Após a consulta aos catálogos online, o pesquisador poderá solicitar a reprodução dos documentos selecionados. Os documen-
tos serão digitalizados e entregues em mídia digital ou enviados por meio de serviços online gratuitos de transferência de dados.
Para solicitar o serviço o usuário deve preencher o Formulário online de Reprodução de Documentos, baixar, preencher e assinar
o termo de responsabilidade em que declara estar ciente de suas obrigações legais relativas aos direitos autorais e encaminhar o
termo assinado pelos correios para o endereço:

Biblioteca Edmundo Moniz/CEDOC – FUNARTE
Rua São José, no 50 2o andar Centro/RJ CEP: 20010-020

O prazo para esse serviço é de 7 dias após a solicitação.

Formulário para Pedido de Reprodução de Documentos

Termo de Responsabilidade para Reprodução de Audiovisual
Termo de Responsabilidade para Reprodução de Imagens

 

Empréstimo entre bibliotecas:

Após pesquisa nos catálogos online usuários podem solicitar o empréstimo de obras pertencentes ao acervo da biblioteca Edmundo Moniz a partir de instituições que possuam bibliotecas cadastradas para esse serviço. Entrega e devolução do livro é feita apenas de forma presencial. O prazo para devolução do livro é de 7 dias, podendo ser prorrogado por mais 7 dias.

Para detalhes sobre o fornecimento desse serviço, entre em contato com a sua biblioteca.

 

Doação de Livros

Após análise técnica criteriosa, a Biblioteca Edmundo Moniz faz doações para pessoas físicas ou jurídicas de obras que não serão incorporadas ao seu acervo.

Os interessados devem acessar a lista de obras disponíveis para doação e, caso tenham interesse em receber doações de itens
existentes na lista, devem preencher o formulário de pedido de doação.

As obras solicitadas deverão ser retiradas pelo solicitante na Biblioteca Edmundo Moniz.

Dúvidas e informações sobre o serviço: [email protected]

Formulário para Pedido de Doação

 

Visita Técnica ao acervo CEDOC

A visita técnica ao acervo do CEDOC é um serviço gratuito voltado para grupos universitários e pesquisadores especializados.

Para acessar o serviço em contato, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h, através do telefone: 2262 -4516 ou preencha o formulário:

Formulário de agendamento para visita técnica ao acervo do CEDOC

Fale Conosco

Coordenação do CEDOC
Responsável: Joelma Neris Ismael
Rua São José, 50, 6o andar Centro – RJ
CEP: 20010-020
Telefones: 2262- 4516
E.mail: [email protected]
Horário: de 2a a 6a feira, das 10h às 18h

 

Biblioteca Edmundo Moniz
Responsável: Maria da Glória Ferreira Bräuniger
Rua São José, 50, 6o andar Centro – RJ
CEP: 20010-020 Telefones: 2279-8290/ 8291/ 8293
Horário: de 2a a 6a feira, das 10h às 17h
Remoto: [email protected]